Compositor, pianista, produtor musical, professor especialista em música de cinema, Tony Berchmans Canto iniciou sua formação musical aos 7 anos de idade, tendo estudado piano, violoncelo, flauta e teoria musical. Ingressou na área de produção musical como tecladista, compositor, arranjador e técnico de gravação.
Engenheiro pós-graduado em Comunicação pela ESPM-SP, desde 1992 trabalha no mercado de produção fonográfica, coordenando, compondo e produzindo som para rádio, tv, cinema, internet e em centenas de projetos comerciais. Após atuar por 7 anos na produtora Lua Nova, passou 15 anos como produtor associado da Sound Design e atualmente é produtor associado da Punch Audio, premiada produtora do mercado publicitário. Trabalhou para marcas como GM, Banco do Brasil, Telefônica, Johnson&Johnson, Unilever, Procter&Gamble, Fiat, Itaú, Volkswagen, NET, Ipiranga, Renault, Google, Netflix, entre centenas de outras.
Participou como músico instrumentista de discos e shows de artistas como Celso Pixinga, Fernando Forni, Lupa Mabuze, Paulo Carvalho, Tokyo Savanah, Bazar Pamplona e Pélico, entre outros.
Produziu um CD de seu projeto de música downtempo intitulado "Hi-Pass", trilhas sonoras para vários curtas-metragens como "O Retrato da Felicidade", com Ana Lucia Torres e Wagner Molina, e compôs a música original para o longa "Amores Imperfeitos" de Márcio de Lemos.
Por ser um grande conhecedor dos bastidores da composição musical para cinema e estudioso do tema, em 2006 lançou o livro: "A MÚSICA DO FILME - Tudo o que você gostaria de saber sobre a Música de Cinema", pela Escrituras Editora, hoje em sua 5ª edição.
Em 2007, foi o curador do “Música em Cena - 1º Encontro Internacional de Música de Cinema”, grandioso e pioneiro evento realizado no Rio de Janeiro que contou com a participação de importantes nomes da música de cinema como Ennio Morricone, Gustavo Santaolalla, Antonio Pinto, entre muitos outros. Membro votante da WSA Academy (World Soundtrack Awards - Bélgica) frequentemente participa de festivais e eventos relacionados ao tema.
Profere palestras e workshops sobre produção musical em instituições como SESC, PUC/SP, ESPM, FAAP, Unip, MIS/SP e foi professor de pós graduação no curso de Trilha Sonora para Cinema e TV da Universidade Anhembi-Morumbi. Ao lado do professor Nelson Guarniero, criou o programa sobre o universo da música de cinema "Cena Sonora" na Rádio Faap.
Em 2011 criou o espetáculo audiovisual CINEPIANO Tony Berchmans e desde então já realizou mais de 190 concertos em prestigiadas instituições culturais brasileiras como SESC, SESI, MIS/SP, em festivais como a Mostra Internacional de Cinema de SP, teatros como o Teatro Amazonas (Manaus), Teatro Faap, Teatro Porto Seguro (São Paulo), CineTeatro São Luiz (Fortaleza) Teatro Guairinha (Curitiba), além de participações em festivais no exterior como o NATTJazz (Tradicional festival de Jazz da Noruega), o TIFF-Transilvania International Film Festival (Maior evento de cinema da Romênia), o Wide Skies Film Festival (Hexham - Inglaterra) e o Cinema Museum, de Londres.
Em 2018 iniciou a série "CINEPIANO Sessions", em que cria novos arranjos para canções clássicas do cinema, com convidados especiais e captação em clipes disponibilizados no canal do youtube: www.youtube.com/cinepiano
Copyright © 2023 Tony Berchmans